Tiririca, nosso oráculo

Então, é isso. Domingo, vai dar Tiririca na cabeça. Ele terá, no mínimo, 900 mil votos no estado mais desenvolvido do Brasil. Nós merecemos o Tiririca na Câmara Federal. Ele nos trata por abestados, e ninguém reage. Aliás, nem poderia reagir. Não ostentamos legitimidade moral para reagir.

Reação só poderia existir se ainda sobrasse algum sentimento de indignação. Mas a indignação tornou-se algo distante de nossa realidade. Diante das ofensas diárias, ou damos de ombros ou fazemos piada daquilo que deveria causar vergonha em quem esteja sóbrio.

A corrupção, nossa maior chaga, é vista com olhar falso de reprovação. Nada mais. Bandidos se apoderam do dinheiro  gerado do trabalho dos brasileiros, sorriem para as câmeras e nada fazemos. Apenas perdemos, dia após dia. Esse é o preço da preguiça.

O pior é que o Tiririca não é uma patologia. Ele não é o único a nos ofender. Cada vez que vejo alguém claramente envolvido em corrupção dizer para as câmeras, com ares de indignação próprios de um ator de novela mexicana, que não há prova de seu envolvimento, ou que “não sabia” do que acontecia na mesa ao lado, sinto-me ofendido por ser tratado como imbecil.

A única forma de vingança do brasileiro contra os políticos que nos enganam o tempo todo é fazer piada. O Casseta e Planeta e o CQC substituem os programas policiais. Mas não percebemos que rimos de nossa desgraça.

Enquanto isso, os acusados impunes riem gostosamente. Riem a risada gostosa de quem é acariciado com o voto daqueles que são roubados escancaradamente.

Abestado. É assim que muitos brasileiros devem ser tratados. É assim que muitos gostam de ser tratados. Tiririca é o oráculo de nossa essência mais profunda.

Fábio Tokars
Advogado e professor da PUC-PR

Publicado no jornal O Dia: http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2010/9/fabio_tokars_tiririca_nosso_oraculo_113419.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: