Pará: dezessete municípios estão em situação de emergência

Vejam onde meus pais foram morar:

Infelizmente todo dia temos uma notícia sobre a chuva no Norte e Nordeste do país. Neste sábado as informações chegam do Pará. 17 municípios do oeste do Estado decretaram situação de emergência.

alenquerque 02-05-09

Há moradores desabrigados, vários serviços públicos suspensos e muitas estradas bloqueadas.
Em Santarém, toda a área comercial foi inundada. Andar por aqui só de barco. Nas lojas, a tentativa de salvar mercadorias. "A gente nunca viu uma situação dessa, o centro todo alagado, a gente perdendo mercadoria", conta a comerciante, Cinthia Pessoa. "As lojas no centro da cidade estão todas no fundo. Mais de um metro de fundura dentro das lojas", afirma o mecânico, Carlos Martins.
Órgãos públicos suspenderam o atendimento. No prédio da Receita Federal, a água atingiu o gerador de energia elétrica. Nos bairros da periferia, moradores tiveram que ser resgatados às pressas. Em Alenquer, as ruas estão cobertas pela água. Pontes foram construídas, famílias tentam salvar móveis e eletromésticos. A cidade está sem energia elétrica. Casas correm riscos de desabamento.
No quilômetro 171 da rodovia BR-163, que liga o Pará ao Mato Grosso, o igarapé transbordou e o trafego de veículos na estrada foi interrompido. Na região oeste do Pará 17 municípios decretaram situação de emergência. Segundo a Defesa Civil Estadual, cerca de 140 mil pessoas foram afetadas pela enchente. Em Santarém, o nível o Rio Tapajos, subiu quase nove metros.
Para amenizar a situação das áreas alagadas, bombas foram instaladas pelas ruas para drenar a água das ruas. "É um trabalho dificultoso porque a gente está tratando com situações da natureza. Mesmo que a gente tenha um apoio logístico bom, todo o aparato, a gente vai enfrentar com certeza situações difíceis", afirma o major da Defesa Civil do Pará, Augusto Lima.

Fonte: Jornal Hoje (http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1106500-16022,00-PARA+DEZESSETE+MUNICIPIOS+ESTAO+EM+SITUACAO+DE+EMERGENCIA.html)

Minha mãe aparece na filmagem, sentada numa cadeira na frente do “hotel” segurando a Lilica (a cadelinha pincher).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: